Seguradoras e o valor da Inteligência Artificial

In Blog by EllyLeave a Comment

A Accenture fez uma pesquisa com seguradoras e Inteligência Artificial chamada “Future Workforce Survey – Insurance: Realizing the Full Value of AI” e ao contrário do que se imaginava, a pesquisa mostrou que os executivos das seguradores acreditam que a quantidade de vagas de trabalho irá aumentar.

Por exemplo, a pesquisa mostrou que as seguradoras que investem em I.A. e na união entre pessoas e máquinas podem aumentar suas receitas em 17% e a taxa de contratação em 7% nos próximos 5 anos.

Além disso consultados 100 gestores e mais de 900 colaboradores e os resultados da pesquisa concluem que existe uma necessidade para que as seguradores preparem melhor os seus colaboradores de modo que estejam melhor preparados para trabalharem melhor com a Inteligência Artificial.

Os executivos declararam que apenas um em cada quadros dos seus colaboradores está preparado para trabalhar com Inteligência Artificial. Apesar da iminente necessidade de especializar seus colaboradores, apenas 4% das seguradores tem planos de aumentar significativamente o investimento na qualificação de suas equipes.

De acordo com um CEO de uma seguradora, “O conjunto de habilidades dos colaboradores será ponto determinante para uma rápida aceitação da tecnologia inteligente.”

De acordo com a maioria (61%) dos executivos disse acreditar que o futuro do trabalho é a união entre humanos e máquinas. Dois terços desses executivos (67%) das seguradoras esperam um resultado positivo quando se fala em contratações de novos colaboradores.

O relatório também diz que 68% dos pesquisados acreditam que a Inteligência Artificial irá criar mais oportunidades no trabalho e somente 4% acham que irá criar dificuldades. 73% consideram a I.A. como uma aliada que irá facilitar seu trabalho e mais de dois terços (69%) entendem que a I.A. trará mais equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Por fim a pesquisa mostra que, longe de tirar empregos e causar problemas na economia, a Inteligência Artificial não só irá gerar mais empregos mas também melhorará o trabalho e a vida pessoal de quem fizer uso dela.

Fontes:
Accenture
Jornal Econômico