Inteligência Artificial: como iniciar uma estratégia?

In Blog by EllyLeave a Comment

De alguns anos pra cá a Inteligência Artificial tem sido um dos assuntos mais falados no mundo da tecnologia. E podemos ver claramente que existe uma a falta de estratégia das empresas na hora de dar início nos trabalhos com essas tecnologias cognitivas.

Primeiro, devemos alinhar as expectativas quanto ao potencial da Inteligência Artificial. Quem acha que vai implantar uma inteligência artificial na sua empresa e que com alguns cliques ela vai resolver a sua vida, está muito enganado.

Essa tecnologia pode sim resolver muitos problemas no seu negócio, mas como devemos usá-la? Ajudando a aumentar o desempenho dos seus produtos? Disponibilizar informações de forma certa e rápida? Liberar seus funcionários de tarefas repetitivas e burocráticas para serem mais criativos?

As respostas para essas perguntas vai depender da estratégia de cada empresa, mas de qualquer forma existem três pilares que devem fundamentar o desenho da estratégia:

1 – O nível de conhecimento e conceituação do potencial de IA;
2 – A capacidade (talentos) disponíveis para implementar os conceitos;
3 – E a cultura da organização e sua aderência ou não a inovações e experimentações.

No Brasil, ainda existem poucas empresas que realmente fazem o uso dessas tecnologias cognitivas. Uma delas é a Elly, com foco em robôs para produtividade nas empresas.

Um estudo da McKinsey, “Where machines could replace humans—and where they can’t (yet)” mostrou que todas as profissões serão afetadas por algum tipo de inteligência artificial, algumas mais, outras menos, mas com certeza sofrerão algum tipo de impacto.

E a pesquisa da Genpact e da Fortune Knowledge Group, Is your Business AI-Ready?”, ou viu 300 executivos de nível superior e mostrou que 96% deles acreditam que IA irá transformar o mercado, 82% pretendem implementar projetos de IA nos próximos três anos,  mas apenas 38% estão realizando ações de requalificação de seus funcionários.

Inteligência Artificial: como iniciar uma estratégia?

Não importa o rumo que a Inteligência Artificial vai tomar dentro da sua empresa o aspecto mais importante de uma estratégia de IA será dar subsídios para os executivos seniores e líderes das unidades de negócios repensarem como a empresa trabalhará com a tecnologia cognitiva.

IA não é uma tecnologia passageira, ela com certeza veio para ficar e se você tiver uma estratégia sólida ela pode te levar a dar o próximo grande passo da sua empresa.

Fonte: cio.com.br