Inteligência Artificial e futuro da produtividade nas empresas

Inteligência Artificial e o futuro da produtividade nas empresas

In Blog by EllyLeave a Comment

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade consolidada como diferencial competitivo para a produtividade das empresas. Não apenas para os grandes nomes do mercado, pois diversos empreendimentos que apostam nesta tecnologia vêm se destacando pelo contundente ganho em produtividade, principalmente por processos que, automatizados, trazem melhores resultados que aplicações manuais.

Com a tecnologia de Computação Cognitiva, o computador consegue raciocinar de forma semelhante ao cérebro humano e identificar padrões de linguagem natural. Desta forma, a interação entre pessoas e sistemas flui de maneira simples e automatizada, e ainda permite o direcionamento de ações e planejamento através dos dados obtidos.

Todos os setores serão, em poucos anos, impactados pela IA, o que irá transformar como fazemos negócios. Não acompanhar este movimento pode fazer com que empresas percam seu diferencial competitivo e, consequentemente, market share e oportunidades de vendas.

Inteligência Artificial e o futuro das empresas

Um estudo, realizado pela PwC, mostrou que o futuro das empresas — e da economia global como um todo — passa pelas soluções que a Inteligência Artificial disponibilizará em relação à produtividade. A estimativa é que a IA represente 14% de todo o crescimento do PIB global até 2030.

O valor estimado será de US$ 15.7 trilhões, o que hoje representaria a segunda maior economia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e acima da China e Índia juntas. Do montante total, 42% (US$ 6,6 trilhões) serão providos do aumento da produtividade nas empresas, mostrando que a Inteligência Artificial deixa de ser apenas um fator operacional, destacando-se com um investimento contundente no setor privado.

O Gartner, por outro lado, aponta uma sinergia entre a IA e o aumento de postos de trabalho: a consultoria de tecnologia revelou que, até2025, o número de funcionários crescerá em 2 milhões devido às demandas trazidas pela Inteligência Artificial. Segundo eles, profissões mais qualificadas serão estimuladas, enquanto processos operacionais serão feitos pela IA.

A relação entre a Inteligência Artificial e as empresas hoje

No cenário atual da relação entre IA e empresas, um bom exemplo é o setor varejista, que vem se beneficiando com o atendimento ao cliente e, através dos algoritmos, percebendo o perfil de compra do público que se relaciona com a empresa. Assim, elimina-se a necessidade de um departamento ou consultoria especializada para realizar o processo.

Segundo a mídia especializada em finanças e tecnologia, outro ponto revela o ganho de produtividade atual dos negócios: a atuação 24 horas por dia, 7 dias por semana da IA — facilitando que as rotinas automatizadas possam ser executadas até mesmo após o apagar das luzes da rotina diária de uma empresa.

Inteligência Artificial no Brasil

Em nosso país, através de recursos da tecnologia da IBM, isto já é uma realidade: a Elly é uma inteligência artificial que executa desde funções mais básicas, como a segunda via de boletos, passando por operações mais complexas, como a interação com sistemas de gestão (ERP e CRM, por exemplo),até a relação direta com os clientes.

A Inteligência Artificial deixou de ser artífice do futuro e hoje já é realidade nas empresas brasileiras. O principal ponto é a inovação:anteriormente delegado a chatbots, que apresentavam ganhos esparsos de produtividade, soluções como a Elly fazem com que as rotinas produtivas possam abarcar uma série de processos internos da empresa.

Adequar-se à Inteligência Artificial, desta forma, tornou-se indispensável para a produtividade empresarial. Sobretudo, é um mercado com demanda. Nos Estados Unidos, 37% dos empresários já adotam a tecnologia, e este cenário está crescendo cada vez mais também no Brasil.

Por isso a expertise e olhar inovador do gestor empresarial deve atentar-se ao seguinte ponto: quando sua empresa irá implementar a IA? Soluções neste sentido, como a Elly já estão aí para comprovar que é possível anteciparas demandas do futuro — e imergir nesse mercado que está movimentando a economia global.

Fontes:
PwC – Sizing the price. What is the real value of AI for your business and how you can capitalize it.
Gartner – Predicts 2018: AI and the Future of Work. Forbes – https://goo.gl/EoQeqX