HiFritz – Assistente virtual para Oktoberfest

In Casos de sucesso by EllyLeave a Comment

HiFritz é um robô inteligente criado para ser um canal de comunicação interativo, capaz de fornecer diversas informações sobre a Oktoberfest 2017 em Blumenau (SC), a festa alemã que recebe milhares turistas do Brasil e do mundo. Idealizado e desenvolvido pela HiMaker, utilizando a inteligência artificial Watson da IBM, o HiFritz trouxe uma interação humanizada e pessoal, que permitiu que a população de Blumenau e os turistas que visitaram a cidade durante o período da festa pudessem esclarecer suas principais dúvidas sobre a Oktoberfest.

O HiFritz, acima de tudo foi um desafio. Precisávamos desenvolver um assistente virtual em pouquíssimo tempo e treiná-lo para as diversas perguntas que pudessem surgir. Além do prazo curto para desenvolvimento, ainda era necessário encontrar uma maneira de dar visibilidade ao HiFritz. Felizmente, foi possível disponibilizar o HiFritz nos portais de notícias mais influentes de Blumenau. Qualquer pessoa que acessasse um desses portais poderia conversar com o HiFritz. Além disso, cada portal que disponibilizou o HiFritz publicou uma matéria a respeito do robô. Desta forma, o grande público pôde encontrá-lo facilmente e conversar com ele a qualquer momento, em qualquer um desses portais, para curtir a Oktoberfest com todas as dúvidas esclarecidas.

Os resultados nos alegraram. Mesmo não sendo um canal de comunicação oficial da festa, foram mais de 4.500 perguntas e respostas, aproximadamente 1.300 conversas e mais de 1900 chats abertos durante o período da festa. Em média, o HiFritz realizou cerca de 150 conversas por dia.

Henrique Bilbao

CEO & founder da elly

“A Oktoberfest atrai visitantes de diversos lugares do país e muitos deles estão aproveitando a festa pela primeira vez. Criamos o HiFritz como um canal de comunicação diferenciado para ajudar tanto turistas quanto blumenauenses que queiram esclarecer quaisquer dúvidas que tiverem para curtir a festa com tranquilidade. Acredito que um HiFritz foi um presente da HiMaker para a nossa cidade.”