Assistente Virtual com Inteligência Artificial no CROSP

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O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, o CROSP, é atualmente o maior conselho odontológico do Brasil, com mais de 100 mil profissionais ativos. O CROSP promove a ética profissional, recebe denúncias de irregularidades e desenvolve ações de orientação aos inscritos. Também trabalha fiscalizando a atividade dos profissionais para impedir que haja ilegalidade na prática da Odontologia. Todo o trabalho desenvolvido pelo CROSP contribui para que a Odontologia brasileira seja uma referência mundial.

Diariamente, o CROSP recebe inúmeras solicitações através da plataforma de atendimento a atuais e futuros inscritos chamada CROSP Atende. Nesta plataforma, recém-formados podem realizar suas inscrições, inscritos podem verificar seus débitos e situações cadastrais. Além disso, o CROSP recebe frequentemente reclamações e duvidas através do canal de Fale Conosco e também denúncias, seja através do site ou do aplicativo. Porém, o Conselho ainda não disponibilizava ao seu público um canal interativo e automatizado que pudesse centralizar os seus serviços mais frequentes e resolver as solicitações dos usuários de maneira mais humanizada e com maior rapidez.

A HiMaker, então, desenvolveu o Suporte Inteligente do CROSP. Um chatbot desenvolvido com a tecnologia IBM Watson treinado para atender o público do Conselho nos mais diversos serviços, seja inscrições, reclamações, denúncias, consulta de dívidas e muitos outros. Os usuários precisam apenas acessar o site do CROSP e iniciar uma conversa com o assistente virtual. Para casos onde as situações são mais específicas e exigem maior complexidade de resolução, a plataforma permite que um colaborador do CROSP assuma a conversa e fale diretamente com o usuário ativo no chat.

O chatbot do CROSP é administrado através do painel Elly, criado pela HiMaker. A Elly é capaz de gerar métricas importantes para as tomadas de decisão dos administradores, além de manter um histórico das conversas e monitorar em tempo real a quantidade de usuários que estão utilizando o Suporte Inteligente.

São aproximadamente 65 conversas diárias no Suporte Inteligente do CROSP, que a cada dia torna-se mais aprimorado para atender os usuários com a máxima eficiência.

Vanessa Figueiredo

Comunicação

“A iniciativa do CROSP em implementar um assistente virtual foi muito bem sucedida. A Himaker em parceria com a IBM está oferecendo um grande aliado tecnológico, com treinamento de funcionários para “alimentar “ o robô, além de outras soluções que visam facilitar as respostas às dúvidas dos inscritos, reduzindo aos poucos, o esforço humano.”

Resultados em Gráficos

Dados coletados no período: 22/11/2018 – 14/02/2018

60% da avaliações obtiveram nota máxima
Quando questionados para dar uma nota entre 1 e 5 para o chat.

O Robô ajudou?
Quando questionados se o robô conseguiu ajudar com a sua solicitação

Formas de Acesso
Quais os dispositivos mais acessados

Cidades que mais acessam
Cidades que tiveram o maior número de acessos no robô

Chats por dia
Quantidade de chats atendidos pelo robô

22/11/2017 a 16/12/2017
17/12/2017 a 10/01/2018
11/01/2018 a 14/02/2017